Justificativa:

 

O Tooro Nagashi é uma tradição típica dos japoneses, onde os participantes soltam nos rios ou lagos barquinhos com velas em homenagem aos entes queridos que já faleceram. Simboliza o desejo de que a alma encontre a iluminação durante a travessia para outro mundo. Tooro significa "chama de dragões" e Nagashi, "levar-se pelo vento".

 

Com origem no Budismo chinês, a prática do Tooro Nagashi começou há séculos, mas no Japão se fortaleceu após o ataque nuclear realizado pelos Estados Unidos às cidades de Hiroshima, em 06 de agosto de 1945, e, três dias depois, Nagasaki.

 

A mais famosa cerimônia do Tooro Nagashi do mundo é realizada justamente em Nagasaki, aonde milhares de pessoas vão às margens do Rio Nakagima, no mesmo horário que explodiu a bomba, soltar em suas águas as "lanternas" com o nome dos mortos.

 

No Japão, em geral, o evento acontece no último dia do Obon, festival realizado em homenagem aos antepassados, que ocorre entre os dias 13 e 15 de agosto.

 

Algumas cidades brasileiras como Registro, Santos, Carlópolis, realizam a festa com sucesso. A mais popular é a que ocorre em Registro, que foi realizada pela primeira vez em 1955, onde foram confeccionados sete barquinhos em homenagem aos mortos no Rio Ribeira de Iguape. O evento tomou com o tempo um sentido mais amplo, tanto aqui como no mundo todo, além da homenagem aos antepassados, tornou-se um ato pela paz mundial. Em 2008, em Registro, foram colocados 2.500 barquinhos nas águas do rio.

 

O Tooro Nagashi tornou-se uma festa ecumênica, os adeptos das mais variadas religiões confeccionam seus barquinhos e os soltam nas águas do rio, em homenagem aos entes queridos falecidos, além de fazerem um minuto de silêncio num ato simbólico pedindo paz ao mundo.

 

É pelos motivos expostos que peço a anuência dos nobres pares, no intuito de torna esse evento tradicional em nossa cidade.

 

S/S., 17 de agosto de 2010.

 

FRANCISCO MOKO YABIKU

Vereador.